segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Nietzsche- Uma filosofia a marteladas!!!
Introdução
Introdução
A abordagem desse autor terá como bibliografia principal o livro de Rosa Maria Dias (professora, doutora e pós -doutora em Filosofia Ana Universidade de Filosofia do Rio de Janeiro), cujo capítulo é Nietzsche Educador. Veremos que ele prolongou o ideal de alguns teóricos como Marx, os iluministas e tantos outros teóricos da modernidade,que enfatizaram a importância da autonomia do sujeito.
VVeremos aspectos de sua teoria, que nos poderão ajudar a compreendermos melhor o nosso fazer pedagógico.
ASPECTOS GERAIS DE SUA VIDA
Nietzsche nasceu na Prússia, em 15 de outubro de 1844. Seu pai e seus avós paternos foram pastores protestantes. Ele também, no início, pensou em seguir a carreira de seu pai e avó. Ocorre que mais tarde, tornou - se um dos maiores críticos da moral cristã.
Nas suas aulas ele não precisava castigar, porque punha para trabalhar mesmo os alunos mais relapsos.
Essas linha acima , certamente servem de exemplo para nós professores. Essa foi uma forma que ele ensinava, serve para entusiasmar e acreditar que a melhor maneira de fazer com que o processo de ensino-aprendizagem tenha êxito, e tenha uma boa inserção no trabalho com nossos alunos.
Durante 10 anos foi professor na Universidade da Basiléia-Suíça- era considerado um dos professores mais queridos por seus alunos.Poucos professores foram tão estimados por seus alunos quanto Nietzsche. Seu temperamento, sua maneira, o charme de sua personalidade afável, fascinava- os. Tinha o poder de entusiasmar os jovens para a disciplina que ensinava. Excelente professor, não visava ao simples acúmulo de conhecimento- pelo contrário, insistia no desenvolvimento do senso crítico e da atividade criadora de de cada um. Incitava os alunos a experimentar livremente suas opiniões, incentivavas a fazerem suas leituras pessoais e as controlava freqüentemente.
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