Teorias de Skinner
Grupo: Laureci da Rocha, Márcia Leal e Neiva Quevedo
Sabe-se que existem vários teóricos sobre a aprendizagem na educação. Mas, vamos falar sobre o Burrhus Frederic Skinner.
Suas experiências foram baseadas em observações em animais e seres humanos. Ele introduziu o condicionamento operante. É um processo que se divide em respostas operantes e estímulos de reforço. Essas condutas seriam reforços positivos (recompensa) contra reforço negativos (castigos).
Todas essas experiências e observações, o levaram a acreditar na possibilidade de moldar e controlar o comportamento humano. A obra de Skinner salienta o Behaviorismo (significa: conduta, comportamento). Essa corrente dominou o pensamento e prática da psicologia, nos consultórios e escolas, nos meados dos anos 50.
Em suas experiências, ele expõe uma sociedade utópica, no qual essa sociedade teria um controle, para que houvesse o bem estar entre as pessoas.
Essas técnicas o levaram a modificar a conduta em sala de aula.
Será que esses experimentos resultariam em algo positivo?
Conclusão
Do ponto de vista do grupo, existem várias deficiências notáveis em nossos atuais métodos de ensino. Um dos grandes problemas do ensino, é o uso do controle aversivo. Embora algumas escolas ainda usem a punição, a crítica, a repreensão, a retirada de privilégios. Avaliações são usadas como ameaça e são destinadas a mostrar o que o estudante não sabe e assim coagi-lo a estudar. O professor ainda detém o poder e a autoridade em sala de aula.
Acreditamos que as técnicas aversivas continuam sendo usadas, porque não foram desenvolvidas alternativas eficazes, para que os educandos estejam naturalmente interessados em algumas atividades e tenham assim uma aprendizagem prazerosa.
A instituição educacional deve proporcionar aos estudantes o encorajamento ao questionamento, a trabalhar e estudar independentemente para serem criativos. Porque os mesmos precisam de conhecimento, aptidões, práticas sociais e éticas.
(aqui texto descritivo do vídeo e o vídeo)
Suas experiências foram baseadas em observações em animais e seres humanos. Ele introduziu o condicionamento operante. É um processo que se divide em respostas operantes e estímulos de reforço. Essas condutas seriam reforços positivos (recompensa) contra reforço negativos (castigos).
Todas essas experiências e observações, o levaram a acreditar na possibilidade de moldar e controlar o comportamento humano. A obra de Skinner salienta o Behaviorismo (significa: conduta, comportamento). Essa corrente dominou o pensamento e prática da psicologia, nos consultórios e escolas, nos meados dos anos 50.
Em suas experiências, ele expõe uma sociedade utópica, no qual essa sociedade teria um controle, para que houvesse o bem estar entre as pessoas.
Essas técnicas o levaram a modificar a conduta em sala de aula.
Será que esses experimentos resultariam em algo positivo?
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