segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Skinner

Teorias de Skinner

Grupo: Laureci da Rocha, Márcia Leal e Neiva Quevedo

Sabe-se que existem vários teóricos sobre a aprendizagem na educação. Mas, vamos falar sobre o Burrhus Frederic Skinner.
Suas experiências foram baseadas em observações em animais e seres humanos. Ele introduziu o condicionamento operante. É um processo que se divide em respostas operantes e estímulos de reforço. Essas condutas seriam reforços positivos (recompensa) contra reforço negativos (castigos).
Todas essas experiências e observações, o levaram a acreditar na possibilidade de moldar e controlar o comportamento humano. A obra de Skinner salienta o Behaviorismo (significa: conduta, comportamento). Essa corrente dominou o pensamento e prática da psicologia, nos consultórios e escolas, nos meados dos anos 50.
Em suas experiências, ele expõe uma sociedade utópica, no qual essa sociedade teria um controle, para que houvesse o bem estar entre as pessoas.
Essas técnicas o levaram a modificar a conduta em sala de aula.
Será que esses experimentos resultariam em algo positivo?



Conclusão

Do ponto de vista do grupo, existem várias deficiências notáveis em nossos atuais métodos de ensino. Um dos grandes problemas do ensino, é o uso do controle aversivo. Embora algumas escolas ainda usem a punição, a crítica, a repreensão, a retirada de privilégios. Avaliações são usadas como ameaça e são destinadas a mostrar o que o estudante não sabe e assim coagi-lo a estudar. O professor ainda detém o poder e a autoridade em sala de aula.
Acreditamos que as técnicas aversivas continuam sendo usadas, porque não foram desenvolvidas alternativas eficazes, para que os educandos estejam naturalmente interessados em algumas atividades e tenham assim uma aprendizagem prazerosa.
A instituição educacional deve proporcionar aos estudantes o encorajamento ao questionamento, a trabalhar e estudar independentemente para serem criativos. Porque os mesmos precisam de conhecimento, aptidões, práticas sociais e éticas.

(aqui texto descritivo do vídeo e o vídeo)





Teoria de Erik Erikson

Autoras : Raquel Ribeiro, Alessandra e Elisabete

         Para Erikson o processo  do desenvolvimento humano da personalidade ocorre por meio do:
 -Processo biológico : organização dos sistemas orgânicos  que constituem o corpo;
- Processo psíquico: organiza os traços da experiência individual de síntese do ego;
-Processo social organização cultural e interdependência das pessoas;
          O desenvolvimento psicossocial para o autor é sinônimo do desenvolvimento e ocorre ao longo de nove estágios. Cada estágio corresponde à formação de uma característica particular da personalidade.
         Um  dos conceitos fundamentais na teoria de Erikson é o de crise  que o individuo vive ao longo dos períodos  pelos quais vai passando, desde o nascimento até o final da vida. Cada crise deve ser resolvida positivamente ou negativamente pelo indivíduo.
         Superar uma crise ajuda a determinar e a promover forças para ser bem -sucedido no estágio  seguinte. A  resolução positiva traduz-se numa virtude que é  um ganho psicológico ,emocional e social. Se a resolução da crise for negativa o indivíduo sentir-se-á socialmente desajustado e tendera a desenvolver sentimentos de ansiedade e de fracasso. Contudo, numa fase posterior, a pessoa pode passar por vivências que lhe reforçam o equilíbrio e o compensem, reconstruindo lhe o seu autoconceito. 
          
        


            />

Nenhum comentário:

Postar um comentário