segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Trabalho da Teoria de Vygotsky

Trabalho da Teoria de Vygotsky
Autores: 
Angela
Eliane
Euler
Sander



     Vigotsky nasceu em 1896 na Bielo- Rússia, que depois (em 1917) ficou incorporada à União Soviética , e mais recentemente voltou a ser Bielo- Rússia Nasceu no mesmo ano de Piaget (coincidência ?!) , mas viveu muitíssimo menos que este último, pois morreu de turbeculose em 1934, antes de completar 38 anos .
    Foi o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são um produto de atividade cerebral. Conseguiu explicar a informação dos processos psicológicos elementares em processos complexos dentro da historia ,
     Vigotsky enfatizava o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do individuo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio . Para o teórico , o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de trocar com o meio, a partir de um processo denominado mediação .
     “ As principais obras de Vygotsky traduzidas para o português são “A formação social da mente” ,” Psicologia e pedagogia ‘ e” Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem ‘ , ‘ A Construção de pensamento e Linguagem ‘ (obra completa) ,” Teoria e Método em psicologia ‘,” Psicologia Pedagógica ‘  
     Vygotsky morreu em 1934, e sua obra permaneceu desconhecida no Ocidente até os anos 60, principalmente por razões políticas . Teve dois artigos publicados em periódicos americanos nos anos 30, e apenas em 1962 saiu nos Estados Unidos o livro Pensamento e Linguagem, edição a partir da qual foram feitas outras – inclusive a brasileira, mas que na verdade é uma compilação que corresponde a apenas um terço da obra .
     O teórico pretendia uma abordagem que buscasse a síntese do homem como ser biológico, histórico e social . Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase da dimensão sócio- histórica e na interação do homem com o outro no espaço social . Sua abordagem sócia- interacionista buscava caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como as características humanas se formam ao longo da histórica do individuo (Vygotsky, 1996) .
    Vygotsky et. AL. (1988) acreditava que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão empregados de trocas com o coletivo, ou seja mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o individuo .
    Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também o desenvolvimento do pensamento .
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM : ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL .


     Para J.Piaget, dentro da reflexão construtivista sobre desenvolvimento e aprendizagem, tais conceitos se inter-relacionam, sendo a aprendizagem a alavanca do desenvolvimento. A perspectiva piagetiana é considerada maturacionista , no sentido de que ela preza o desenvolvimento das funções biológicas – que é o desenvolvimento – como base para os avanços na aprendizagem . Já na chamada perspectiva sócia- interacionista, sócio- cultural ou sócia – histórica, abordada por L. Vygotsky , a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem esta atrelada ao fato de o se humano viver em meio social, sendo este a alavanca para estes dois processos . Isso quer dizer que os processos caminham juntos, ainda que não em paralelo . Entenderemos melhor essa relação ao discutir a Zona de Desenvolvimento Proximal .
    Os conceitos socio-interacionistas sobre desenvolvimento e aprendizagem se fazem sempre presentes, impelindo-nos â reflexão sobre tais processos  .Como lidar com o desenvolvimento natural da criança e estimula-lo através da aprendizagem? Como esta pode ser efetuada de modo a contribuir para o desenvolvimento global da criança ?
    “ Em Vygotsky, ao contrario de Piaget, o desenvolvimento – principalmente o psicológico/mental ( que é promovido pela convivência social, pelo processo de socialização, além das maturações orgânicas ) – depende da aprendizagem na medida em que se dá por processo de internalização de conceitos, que são promovidos pela aprendizagem social, principalmente aquela planejada no meio escolar .”                   
     Essa interação e sua relação com a imbricação entre os processos de ensino e aprendizagem podem ser melhor compreendidos quando nos remetemos ao conceito de ZDP . Para Vygotsky  (1996 ), Zona de Desenvolvimento Proximal ( ZDP) , é a distancia entre o nível de desenvolvimento real, ou seja, determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, e o nível de desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um parceiro mais experiente . São as aprendizagens que ocorrem na ZDP que fazem com que a criança se desenvolva ainda mais, ou seja, desenvolvimento com aprendizagem na ZDP leva a mais desenvolvimento,por isso dizemos que , para Vygotsky, tais processos são indissociáveis .
     É justamente nesta zona de desenvolvimento proximal que a aprendizagem vai ocorrer. A função de um educador escolar, por exemplo, seria, então, a de favorecer esta aprendizagem, servindo de mediador entre a criança eo mundo. Como foi destacado anteriormente, é no fundamento das interações no interior do coletivo, das relações com o outro, que a criança terá condições de construir suas próprias estruturas psicológicas .
CONCLUSÃO


Analisamos a teoria de Vygotsky. Da mesma forma que a teoria de Piaget a teoria de Vygotsky possui mais um caráter epistemológico que de aprendizagem propriamente. No entanto, a exemplo de Ausubel, Vygotsky se preocupa com a sala de aula. O principal componente inovador da teoria de Vygotsky é a incorporação de fatores sociais na formação de conceitos. Em Vygotsky os conceitos vão sendo formados individualmente por cada sujeito até atingirem o estágio de pseudoconceitos. Nesta fase é a mediação da cultura que permite uma convergência dos pseudoconceitos em direção a conceitos compartilhados por um certo agrupamento humano. Sem este papel mediador os pseudoconceitos evoluiriam em direções arbitrárias, não permitindo a vida social.  
Outro conceito importante da teoria de Vygotsky é o de Zona de Desenvolvimento Proximal. Essa é definida como uma zona cognitiva onde os estudantes são ainda capazes de trabalhar (solucionar problemas) se assistidos, mas ainda não são capazes de fazê-lo sozinhos. Para vygotsky o professor deve trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal, de modo a fazer avançar a fronteira da Zona de Desenvolvimento Real, definida como aquela zona cognitiva onde o aluno pode trabalhar só. Como fazer isto? O professor deve apresentar problemas que contenham elementos dentro da Zona de Desenvolvimento Real mas que contenham também elementos da zona cognitiva que se encontra em fase de desenvolvimento, a Zona de Desenvolvimento Proximal. O trabalho em grupo e cooperativo entre os estudantes mais avançados (ou o próprio professor) fará com que os alunos avancem, transformando assim a Zona de Desenvolvimento Proximal em Zona de Desenvolvimento Real.





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